Dafra Speed 150

Compacta e econômica, a Drafa Speed 150 é a companheira perfeita para quem quer rodar no perímetro urbano com tranquilidade. Seu preço acessível os acessórios de série contribuem para que passe na frente no número de vendas de motocicletas de outras categorias afinal, como diz o slogan do modelo, a motocicleta é ágil e completa de fábrica.

Dafra Speed 150

É uma das opções disputadas no segmento de motos “street” de 125 e 150 cilindradas, além de ser uma das preferidas entre os produtos da Dafra no Brasil. Foi especialmente projetada para o dia a dia urbano, saindo-se perfeitamente bem nas artimanhas para driblar o trânsito, na fuga dos buracos no asfalto brasileiro e ao enfrentar alagamentos.

Outro ponto positivo para o bolso de quem adere à uma Speed 150 é o fato ed sua manutenção não ser tão alta quando motos de outras categorias. Uma matéria feita pelo Auto Esporte, em 2008, mostrou que uma motocicleta street é melhor opção do que o transporte coletivo. E não é por causa do conforto e da agilidade não, é por causa do custo.

Em um trecho urbano de 7km na cidade de São Paulo, a Drafra Speed 150 consumiu apenas R$ 1,73 de combustível. Para rodar o mesmo percurso de ônibus, era preciso pagar a tarifa de R$ 2,53, que hoje está R$ 3,00 – valor que seria maior não fossem as manifestações do Passe Livre. Tão bons são os veículos de duas rodas, que os correios brasileiros incluíram as Speed 150 em sua frota.

Design

Por ter sido projetada essencialmente para o dia a dia urbano, a Dafra caprichou na ergonomia. Os bancos conseguem acomodar confortavelmente pilotos de estatura mediana e altos, sem que o guidão bata nos joelhos durante as curvas e sem que as pernas fiquem muito esticar ou muito arqueadas.

Beleza não é o ponto forte das streets de um modo geral, mas ainda é possível notar certo charme na Speed 150. O tanque e as laterais foram decorados com adesivos em degradê, dando um ar de modernidade e simpatia à motocicleta, características acentuadas com os ângulos retos e precisos do design.

Motor

O motor OHV, monocilíndrico de 4 tempos, refrigerado a ar tem 149,4 cm³ cilindradas. A potência máxima é de 12 cv a 8.500 rpm e o torque máximo, de 12 N.m a 7.000 rpm. Tem 62 x 49,5 mm de diâmetro x curso e 5 velocidades. A partida pode ser elétrica ou a pedal.

Suspensão

A suspensão é tradicional, com garfo telescópico no dianteiro e duplo amortecimento na traseira. O freio dianteiro é a disco e o freio traseiro de expansão interna, em rodas de liga leve.

A Speed 150 tem 1.020 mm de altura, 780 mm de largura, 1.980 mm de comprimento, 1.329 mm de distância entre eixos e a altura mínima do solo é de 136 mm. O banco tem 800 mm de altura. Tudo isso soma 115 kg a seco.

O tanque de combustível comporta até 15,7l. Em testes, a média de consumo foi de 29,7 km/l.

Disponível nas cores azul, preta e vermelha, a Speed 150 pode ser encontrada a partir de R$ 4.990,00. Sua principal concorrente é a Honda.